10 – Super Heroínas Negras para chamar de sua :) – Parte I

Em pleno século XXI as atuais concretizações nos impulsionam a observar os meios em que convivemos e buscarmos  dentro deles a nossa identificação pessoal. O nome dessa denominação  é representatividade uma competência atribuída  para que alguém ou uma entidade desenvolva  o  papel  de representar um grupo de pessoas. Podendo ser eleito por eles ou não. Quando a dizemos que a  representatividade importa, é porque a fundamentação dela além de buscar representantes é de  inspirar , outras pessoas que se identifiquem  a trilharem seu caminho baseando-se na experiência daquele que o representa.

Para se falar sobre a  representatividade dentro do universo HQ, sem ao menos ter uma introdução a este universo é complicado, Pois o HQ tem um papel importante na história da comunicação, embutindo a si todo um contexto social atrelado a sua concepção.  De uma forma simplória podemos dizer que a História em quadrinhos e todo esse mundo infantil não é tão  infantil quanto você o acha 😛 . Sua importância é condizente  com a perspectiva social de seu tempo e espaço.

” ” Se você cria um personagem negro, feminino, ou asiático, ele não é apenas este personagem. Ele representa aquela raça, ou aquele sexo, e ele pode não ser interessante porque tudo o que faz tem que representar um conjunto de pessoas. Você sabe, Superman não representa todas as pessoas brancas, nem Lex Luthor. Nós sabemos que tínhamos de criar uma equipe de personagens contendo cada grupo étnico, o que significa que não podemos criar somente uma HQ. Precisamos criar uma série de HQ’s e temos que presenciar a visão do mundo cuja extensão vem ao que tínhamos visto antes.” – Dwayne McDuffie  – Co Criador da Milestone Média Selo alternativo da DC Comics e  Criador do Super Choque.

Recentemente o projeto Identidade  trouxe uma exposição fotográfica apresentando ícones populares representados por pessoas negras, e todas as presente as que mais ganharam destaque foi os personagens Super Man, e  Mulher Maravilha. Assim  criando-se uma falsa perspectiva de ausência de representação de super-heróis negros na história do HQ. E muito erroneamente trouxeram a imagem comparativa da Juliana Alves vestida de  Mulher Maravilha representando a maior Atena da história a Diana.  E isto foi um fato que me perturbou bastante, talvez uma falta de pesquisa mais ampla abriria o leque para trazer a tona diversos personagens femininos e negras na história do HQ.

É claro que eu sou uma louca apaixonada por HQ e mediante a ausência de pessoas que questionem, e que falem sobre os negros na cultura geek aqui estou eu para te contar que a Ororo ,mais conhecida como Storm ou Tempestade também tem companhia  😛 E Muitas!

A Primeira Personagem negra surge na década de 70 no auge Movimento dos direitos civis  nos Estados Unidos no período de 1954 e 1980.

Dentro desse período surge o maior número de personagens Negros , além da demasiada aparição desses personagens dentro deste momento na história dos quadrinhos muito deles estrelam como capa na maioria das edições em que surgem.

1 – Núbia/ Nu’Bia – DC Comics 1973

A Mulher Maravilha  é a primeira heroína da DC Comics ,criada pelo Dr William Moulton Marston  nos Estados Unidos  teve sua primeira apresentação na All Star Comics #8 em Dezembro de 1941. Em sua história seu alter Ego é Princesa Diana de Themyscira,  de Origem Grega. Contudo em 1973 A DC Comics apresenta a primeira super heroína Negra da história da HQ, Seu nome é Núbia/ Nu’Bia Criada por Robert Kanigher e Don Heck, sua primeira aparição foi em  Janeiro de 1973 na edição Wonder Woman – vol. 1 # 204

8f916106a6ac5859a353ef7e111b8c43
Em resumo a  Núbia é irmã de Diana , porém foi raptada e quando retorna tem um confronto com Diana Edição de Wonder Woman Vol 1  #204 , Fevereiro de 1973. ( Disponível apenas em inglês)
cd79c7a734a5a671cdc2f3f2beef3792
2 – Tilda Johnson –  Deadly nightshade  – Marvel  1973

Depois da aparição da Núbia é claro que a Marvel não poderia ficar atrás em Agosto do mesmo ano a  Marvel trás a Capa do seu lendário personagem Capitão América . Criada por Steve Englehart e Alan Lee .
Deadly Nightshade  tem sua aparição na edição de  Captain America # 164  em agosto de 1973.

3 – Spider Woman –  Marvel – 1974

Surpreenda-se  depois de Deadly Nightshade  a Marvel não parou por aí em Março de ano seguinte  ela cria a primeira  Mulher Aranha , e pode chorar ela é Negra  e a sua aparição  acontece na edição de  Spidey Super Stories #6  de 1974
Criada por Jean Thomas, Winslow Mortimer, Mike Esposito e Tony Mortellaro  Baseado no roteiro de Sara Compton
Spider Woman é o Ater Ego de Valerie.

spider-woman1 spider-woman3 spider-woman4
4 – Storm – Tempestade –  Marvel – 1975

Talvez você ache que a Ororo deveria ser a primeira, contudo ela não foi a primeira protagonista negra na história em quadrinhos , mas é a de  maior repercussão dentro e fora do Universo HQ
Storm , ou tempestade foi criada por Len Wein e Dave Cockrum em  Sua primeira aparição foi em Maio de 1975  na edição de Giant-Size X-Men #1

5 –  Vixen – DC Comics – 1981

Mari Jiwe Mccabe é mais conhecida como Vixen , assim com a Storm a história de nascimento desta personagem também se consolida na África.
Foi a primeira  personagem Afro americana  a conduzir sua própria serie , mas  foi cancelada antes da publicação em 1978. Criada por  Gerry Conway e Curt Swan, Vixen tem a sua primeira aparição  apenas três anos mais tarde na  edição da Action Comics #52 em 1981 ( Confesso que é muita modéstia da minha parte dizer , pois ela realmente é a minha favorita ❤

6-  Capitã Marvel  ou Spectrum- Marvel 1982

Monica Rambeau  é a primeira  personagem negra dentro dos Vingadores,  conhecida como  Capitã Marvel , Fóton.  Mas  popularmente  conhecida como Pulsar

Criada por Roger Stern e John Romita, Jr .  Em 1982 sua primeira aventura foi em Amazing Spider-Man Annual #16

9129e7b221ae79a71df719c382b5da9c
7- JET –  DC Comics – 1988

Criada por Steve Engelhart e Joe Staton,  teve sua primeira aparição no universo DC em  1988 na edição da  Millennium #2 .
JET foi a primeira personagem a abordar a temática do HIV e da AIDS, na História em quadrinhos.
Em um breve resumo,  Jet ou Celia Windward , contrai o vírus em uma luta conta o Hemo-Goblin

jet-celia-windward

8- Technique- Tiffany Evans –   Milestone Media – 1993

Criada por Dwayne Mcduffie o mesmo criador de Static Shock ou Super Choque para o Milestone Media Selo alternativo da DC, Também fundada pelo Dwayne Mcduffie.  Techinique é certamente  a primeira mulher da Milestone. Desenvolvida em 1993 teve sua aparição consolidada na Hardware #9

technique3 technique4


9 – Fatality –  DC Comics -1997
De Ron Marz e Darryl Banks  primeira aparição em lanterna verde  V3. #84,  de 1997


10 –  Ladyhawk –  Marvel – 1999

Você vai dizer que já viu esse rosto em algum lugar 😛
Simmm, a LadyHawk  pode ser facilmente comparada com a DEVVAA Grace Jones  em James Bond –  A View to a Kill de 1985

Criada por Tom DeFalco e Pat Olliffe , Ladyhawk é mais uma das companheiras de “treta”   do Spider Man sua primeira aparição se deu na Spider-Girl #6 de março de 1999

ladyhawkladyhawk5

Confesse que você nunca viu tantas super heroínas negra de uma vez só?

Agora você tem um artigo inteiro com as melhores edições de onde encontrá-las , mas não para por aí esta é a penas a parte I, a Parte II dentre outros personagens do universo HQ vem no mês de Novembro em comemoração ao mês da Consciência Negra ❤

E aí, gostou? Se sim , compartilha com os amigos para que eles também as conheçam.
Ahhhhhhhhhhhhhh se você souber de outras que não foram listadas aqui e  que gostariam de ver por aqui deixe nos comentários.

Anúncios

9 comentários Adicione o seu

  1. Seus posts têm mta pesquisa! Conteúdos ricos mesmo!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Marlon disse:

    Muito bom mesmo os trabalhos

    Curtir

  3. Tópico incrível…

    Curtir

  4. Nauany C.Xavier disse:

    Bom dia, adorei o artigo.
    Mas vc tem informações do porque essas heroínas negras nao estão hoje nos quadrinhos e nas séries dos super heróis?
    Só temos históricos, porém essas super heroínas existem até hoje e qnd falam de mulher Maravilha só aparece a mulher branca não aparece a que foi raptada como conta a história. Temos história mas o hoje elas não são mostradas à nós, que da a entender que a nossa representatividade será sempre histórica.

    Curtir

    1. Wanessa Yano disse:

      Olá, Nauany.
      Desculpa pela demora na resposta 🙂

      Algumas das mencionadas estão nos quadrinhos e hoje muito mais atuante do na época em que escrevi esse artigo
      Um exemplo é a Misty Knight que é uma das personagens principais em Luke Cage. E que já foi confirmada para o Seriado dos Defensores.

      Muda muito o contexto histórico dos quadrinhos aqui no Brasil, pois lá fora elas possuem sua influência e representatividade para o que realmente foram criadas.

      Curtir

  5. Aonde acha HQ com a Vixen?? *_*

    Curtir

    1. Wanessa Yano disse:

      Olá, Bianca
      Tudo bom? Fico feliz de ver você por aqui 🙂

      Que eu saiba até a presente data a Vixen não tem um HQ só dela, o que existe é desenho.

      Mas neste links tem todas a edições de quadrinhos pelo qual ela aparece 🙂

      http://www.guiadosquadrinhos.com/personagem/gibis-com/vixen-(mari-jiwe-mccabe)/141

      Espero que tenha te ajudado:)

      E volte mais vezes ❤

      Curtir

  6. GuguQuilombola disse:

    Parabéns pelo post!

    Adorei !!

    Compartilhado a mil pelo whattsApp!

    Sucesso e luz pra ti !

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s