A Primeira designer de moda negra – Zelda Wynn Valdes 

Quando paramos para contar algumas histórias acabamos por nos esquecer de outras.Talvez muitas das histórias que irei pautar aqui, hoje são as minhas maiores fontes de inspiração para a Ayê Acessórios. E pra tudo que eu faço que seja relacionado a criação.

Estas referencias no meu contexto são pessoas reais que tiveram seu modo de vida  relevante para a história que fazem  corpo e para o surgimento de muitos outros designers assim como eu.

Descobri a Zelda Wynn em minhas pesquisas sobre a linda da Josephine Baker que irei entrar em detalhes mais a frente.E então nos meus achados veio de presente a Zelda.
Zelda_MAIN2_gallery-cover_6355
Zelda foi uma mulher protagonista na moda afro americana, pois empreendeu em um dos momentos mais críticos da historia americana ela esteve trabalhando no período em que a sociedade americana era marcada pela segregação racial que refletiu em todos os setores sociais, incluindo a moda . Mesmo com este (procurar a palavra ) Se tornou presidente da  NAFAD-  Associação Nacional de Designers de Moda de acessórios uma coalizão de Designers Negros fundada por Mary Mcleod Bethune , grupo pelo qual foi criado para  impulsionar estes profissionais de Design.

Nascida na Pensilvânia observando sua vó costurar ela aprendeu a fazer pequenas roupas de boneca anos mais tarde  se formou como modelista assim deixou as roupas de boneca de lado e começou a fazer moldes em tamanho normal em jornal um dos seus trabalhos no mercado da moda  começou  foi de assistente de alfaiate do seu tio em White Plains.

Joyce Bryant

Em 1948 Abriu o sua primeira loja em upper broadway, e em 1950 ela muda o endereço de sua loja para  West 57th Street deixando de ser uma loja para se tornar a Boutique”Chez Zelda”


“Eu só tinha um talento dado por Deus para fazer as pessoas bonitas” – Valdes ,Zelda.


O que fez Zelda  manter o seu empreendimento era a sua lealdade, ela gostava de da atenção pessoal a cada um deles e atender  as suas necessidades individuais, assim vestindo celebridades renomadas da Elite Negra de Nova York.
Um dos seus momentos de glória  onde em 1948 teve a honra de ter seus projetos na festa de casamento de Marie Ellington e Nat “King” Cole.

image
Josephine Baker

A Clientela de Zelda foi consolidada em sua maioria por artistas do sexo feminino e dentre outras mulheres de destaque na  Comunidade Negra da Época Mae West , Ella Fitzgerald , Dorothy Dandridge , Eartha Kitt , Marian Anderson Joyce Bryant,Sarah vaughan  dentre outras O diferencial das produções de Valdes é que ela alternou o andamento do mercado de moda quando outros designers desenvolviam criações mais fantasiadas e fashions ( considerado o ousado e o Fashionista)  Zelda ponderou dentre os dius, fazendo com que seus clientes  colocassem suas opiniões, para o desenvolvimento criativo

O que a tornou conhecida  forma as suas  criações denominadas como  sofisticadas e sensuais

Um dos traços mais característicos das criações de Zelda, certamente é a grande presença de cinturas marcadas, e quadril  em evidência. Assim definindo um padrão de vestuário glamouroso e cheio de silhuetas perfeitas.
IMG_5998

E  foi por estas características que ela chamou a atenção do Lendário Hugh Henfner para projetar os primeiros trajes para as Coelhinhas da Playboy ( Playboy Bunny)

tumblr_nemudxgOOf1tu68mgo1_500

Com a idade de 65 anos, Valdes foi contratada por Arthur Mitchell para ser figurinistas do Teatro de Zelda_Arthur_Mitchell1_gallery-image_6352Dança de Harlem.  Onde pode desenhar novos  figurinos e supervisionar o departamento. Durante boa parte da déc de 90.

Em 2000 com 83 anos, Valdes decidiu se aposentar,e fechou o seu negócio. Sua carreira durou aproximadamente 40 , e até hoje é um dos maiores marcos na História da moda, não só a Afro Americana, mas  até hoje seus projetos são utilizados como referências para novos Designers

Um dos exemplos visíveis é a sua notável criação para a Mae West a inspiração do sensual design da garrafa da Coca Cola.

Grammy Awards 2014

Utilizado de referência para o  Fashion Designer Michael Costello  para a Beyoncê no Grammy Awards 2014

Muitas outras criações de Zelda estão incorporadas nas criações dos Designers posteriores a sua obra. Infelizmente Valdes , não pode vivenciar isto , pois veio a falecer em 26 de setembro de 2001 com 96 anos.

Mas fiquemos, com a exuberância de suas criações.

** Todas a imagens utilizadas neste post são creative commons

Referências bibliográficas  ( Em inglês )

http://blog.oup.com/2015/03/costume-designer-zelda-wynn-valdes/
http://www.ebony.com/photos/style/fashionable-innovator-zelda-wynn-valdes#axzz3Wn2jPqlX
http://en.wikipedia.org/wiki/Zelda_Wynn_Valdes
http://fashionsizzle.com/zelda-wynn-valdes-first-black-designer-and-costumer-to-open-her-own-shop/
http://www.huffingtonpost.com/2013/02/07/zelda-wynn-valdes-playboy-bunny_n_2637802.html

Anúncios

5 comentários Adicione o seu

  1. Thiago Viana disse:

    Adorei o blog , vou acompanhar!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s